
COVID-19 segundo as concepções dos alunos da Educação Básica na cidade de Belém, Pará, Brasil
2021; Volume: 3; Issue: 1 Linguagem: Português
10.29327/multiscience.2021009
ISSN2675-1240
AutoresErival Gonçalves Prata, Leandro Marques Correia, Adriana De Almeida SANCHES, Renan Ferreira de Sousa, Josiney Farias de Araújo,
Tópico(s)Science and Education Research
ResumoO presente estudo investigou os conhecimentos prévios dos alunos da educação básica em relação aos sintomas, transmissão, prevenção e fake news associadas a COVID-19. O estudo foi realizado com alunos da educação básica da cidade de Belém, estado do Pará, por meio de questionário online. Participaram 217 alunos que: obtiveram informações da COVID-19 pela escola, televisão, amigos, e redes sociais. Eles relataram como sintomas: dificuldade para respirar, tosse, dor de garganta. A transmissão: espirro, tosse e contato com pessoas já infectadas. Prevenção: lavar as mãos com água e sabão, evitar aglomerações, cobrir o nariz e a boca ao tossir. Em relação às fake news, obtiveram as informações pela internet, redes sociais, e conversas com familiares. Verificam a veracidade das informações, acreditam que as fake news podem prejudicar a economia, gerar o caos no sistema público de saúde, distorcem notícias verdadeiras e geram pânico. Sua divulgação pode trazer malefícios para a população em geral. Portanto, acreditamos que os alunos podem contribuir com a conscientização de familiares e amigos em relação a COVID-19 e fake news.
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