Artigo Acesso aberto Produção Nacional

COVID-19 segundo as concepções dos alunos da Educação Básica na cidade de Belém, Pará, Brasil

2021; Volume: 3; Issue: 1 Linguagem: Português

10.29327/multiscience.2021009

ISSN

2675-1240

Autores

Erival Gonçalves Prata, Leandro Marques Correia, Adriana De Almeida SANCHES, Renan Ferreira de Sousa, Josiney Farias de Araújo,

Tópico(s)

Science and Education Research

Resumo

O presente estudo investigou os conhecimentos prévios dos alunos da educação básica em relação aos sintomas, transmissão, prevenção e fake news associadas a COVID-19. O estudo foi realizado com alunos da educação básica da cidade de Belém, estado do Pará, por meio de questionário online. Participaram 217 alunos que: obtiveram informações da COVID-19 pela escola, televisão, amigos, e redes sociais. Eles relataram como sintomas: dificuldade para respirar, tosse, dor de garganta. A transmissão: espirro, tosse e contato com pessoas já infectadas. Prevenção: lavar as mãos com água e sabão, evitar aglomerações, cobrir o nariz e a boca ao tossir. Em relação às fake news, obtiveram as informações pela internet, redes sociais, e conversas com familiares. Verificam a veracidade das informações, acreditam que as fake news podem prejudicar a economia, gerar o caos no sistema público de saúde, distorcem notícias verdadeiras e geram pânico. Sua divulgação pode trazer malefícios para a população em geral. Portanto, acreditamos que os alunos podem contribuir com a conscientização de familiares e amigos em relação a COVID-19 e fake news.

Referência(s)