A narrativa autorreflexiva de José Saramago em Ensaio sobre a cegueira

2020; Volume: 17; Issue: 2 Linguagem: Português

10.35520/metamorfoses.2021.v17n2a47288

ISSN

0875-019X

Autores

Jeymeson de Paula Veloso,

Tópico(s)

Literature, Culture, and Criticism

Resumo

O presente trabalho objetiva realizar uma leitura do romance Ensaio sobre a cegueira (1995), de Jose Saramago, abordando o processo de autorreflexividade que permeia toda a obra e que compoe a lista das caracteristicas atribuidas aos romances pos-modernos. A narrativa autorreflexiva questiona a funcao da escrita e o fazer literario revisando o conforto do pacto ficcional estabelecido entre o leitor e a obra de ficcao. Apesar de nao ser um artificio novo na literatura, no Ensaio sobre a Cegueira temos um processo deliberado de construcao que desencadeara no surgimento do autor-narrador, que nao assume posicao narrativa definitiva, o que dificulta a leitura da obra por um vies tradicional de focalizacao da narrativa. Para realizarmos a pesquisa utilizamos os estudos teoricos de Lyotard (2011), Hall (2005), dentre outros, para discutir a pos-modernidade como um novo momento socio-politico-cultural. Posteriormente, estreitamos o debate nos apoiando nos trabalhos de Hutcheon (1991) e Arnaut (2002), apresentados em dialogo com Cerdeira da Silva (1989) e Booth (1980) para a elaboracao do conceito de autor-narrador e de narrador flutuante. Verifica-se que essas caracteristicas, embora abordadas separadamente, concorrem para a fragmentacao da narrativa e para sua leitura como uma obra pos-modernista.

Referência(s)