Artigo Produção Nacional

A Efetividade da Missão e a Evidenciação da Responsabilidade Socioambiental: Uma Análise em Organizações do Segmento de Papel e Celulose (IThe Effectiveness of the Mission and the Disclosure of Social and Environmental Responsibility: An Analysis in Organizations in the Pulp and Paper Segment)

2014; RELX Group (Netherlands); Linguagem: Português

ISSN

1556-5068

Autores

Thiago Silva, Raimundo Lima Filho,

Tópico(s)

Business and Management Studies

Resumo

Portuguese abstract: A missao institucional e considerada um norte quanto a conducao de acoes empresariais no seu direcionamento frente a sociedade. Este estudo objetivou investigar o eventual alinhamento da declaracao da missao institucional com as acoes e decisoes organizacionais relacionadas a responsabilidade social e ambiental. Para tanto, avaliou se a missao institucional serve como um direcionador efetivo do planejamento estrategico, verificando a incidencia dos elementos elencados pelo modelo estabelecido por Pearce (1982); e analisou as informacoes socioambientais evidenciados nos relatorios de sustentabilidade por quatro grupos de indicadores em consonância com os procedimentos fixados pela Norma Brasileira de Contabilidade T-15 e outras recomendacoes dos Institutos Ethos e Ibase, alem das diretrizes estabelecidas pelo Global Reporting Iniciative (GRI) estabelecidos por Sampaio et al. (2012). A amostra deste estudo foi formada por empresas do segmento de papel e celulose da base de dados da Revista Exame Maiores e Melhores do ano de 2012, que foram encontradas as missoes institucionais com terminologias indicando declaracao publica de responsabilidade socioambiental e os relatorios de sustentabilidade. A tecnica estatistica utilizada foi a analise de variância com a intencao de comparar as medias obtidas por cada item que formava os grupos de indicadores. Os achados empiricos permitem evidenciar uma eventual existencia que as organizacoes do segmento de papel e celulose buscam por intermedio desses dois sinalizadores se legitimarem perante a sociedade, alinhando-se como respostas as pressoes sociais por um desenvolvimento sustentavel, comportamento socialmente aceitavel e para que se mantenham operando prosperamente. English abstract: The institutional mission is considered a guideline for conducting business actions in their direction towards society. This study aimed to investigate the possible alignment of the institutional mission statement with the actions and organizational decisions related to social and environmental responsibility. To this end, it assessed whether the institutional mission serves as an effective driver of strategic planning, verifying the incidence of the elements listed by the model established by Pearce (1982); and analyzed the socio-environmental information evidenced in the sustainability reports by four groups of indicators in line with the procedures established by the Brazilian Accounting Standard T-15 and other recommendations of the Ethos and Ibase Institutes, in addition to the guidelines established by the Global Reporting Initiative (GRI) established by Sampaio et al. (2012). The sample of this study was formed by companies in the paper and cellulose segment from the database of the magazine Exame Maiores e Melhores in 2012, which found institutional missions with terminologies indicating public declaration of social and environmental responsibility and sustainability reports. The statistical technique used was the analysis of variance with the intention of comparing the averages obtained for each item that formed the groups of indicators. The empirical findings allow to evidence an eventual existence that organizations in the paper and cellulose segment seek through these two flags to legitimize themselves before society, aligning themselves as responses to social pressures for sustainable development, socially acceptable behavior and for them to remain operating successfully.

Referência(s)