Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

The Decision-Making Process to Purchase from Online Supermarkets: A Qualitative Research with Customers from ‘Zona Sul Atende’

2013; UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO; Volume: 10; Issue: 1 Linguagem: Português

10.4301/s1807-17752013000100005

ISSN

1809-2640

Autores

André Barcelos Moreira, Marie Agnes Chauvel, Renata Céli Moreira da Silva,

Tópico(s)

Technology Adoption and User Behaviour

Resumo

O Zona Sul foi o primeiro supermercado no Rio de Janeiro a oferecer serviços de venda pela Internet e é líder nesse segmento na cidade. Assim, foi escolhido como objeto deste estudo, que buscou descrever e analisar o processo de decisão dos consumidores que utilizam a Internet para fazer compras de supermercado. Foram realizadas 20 entrevistas em profundidade com esses consumidores. As entrevistas foram feitas durante a realização da compra e a navegação dos entrevistados foi gravada com o uso de um software. Os resultados apontaram que os entrevistados buscam conveniência, rapidez e facilidade para comprar. Foram identificados aspectos do site que comprometem parcialmente esse objetivo. As conclusões trazem sugestões para facilitar o processo de compra e torná-lo mais ágil.

Referência(s)