Artigo Acesso aberto Produção Nacional

ASPECTOS DE UM MÉTODO PEDAGÓGICO PARA O LUNG’IE

2021; Volume: 15; Issue: 1 Linguagem: Português

10.7867/1981-9943.2021v15n1p116-139

ISSN

1981-9943

Autores

Ana Lívia Agostinho,

Tópico(s)

Linguistics, Language Diversity, and Identity

Resumo

O objetivo deste artigo� é apresentar o método pedagógico do lung’Ie (AGOSTINHO, 2015; AGOSTINHO; ARAUJO, 2021a), língua crioula de base lexical portuguesa falada por menos de 200 pessoas na Ilha do Príncipe, São Tomé e Príncipe. A língua tem sido ensinada nas escolas do Príncipe da pré-escola até a 11ª classe como disciplina optativa desde 2009, e como obrigatória desde 2016, mas há poucos materiais didáticos para seu ensino. Ademais, discutirei o papel da linguística formal aplicada ao ensino de línguas em situação minoritária na escola, tomando por base o caso do lung’Ie, que se configura como uma língua pouco descrita e em perigo de extinção.

Referência(s)