Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Processo educacional sobre Cuidados Farmacêuticos e Síndrome Metabólica para implantação de Serviços Clínicos Farmacêuticos na Atenção Primária à Saúde

2021; Grupo de Pesquisa Metodologias em Ensino e Aprendizagem em Ciências; Volume: 10; Issue: 14 Linguagem: Português

10.33448/rsd-v10i14.21943

ISSN

2525-3409

Autores

Manuela Martins Cruz, Karla Oliveira dos Santos Cassaro, Raiana Maria Prúcoli Falsoni, Girlândia Alexandre Brasil, Ewelyne Miranda de Lima, Carla Viana Dendasck, Leonardo Régis Leira Pereira, Mauro Silveira de Castro, Tadeu Uggere de Andrade,

Tópico(s)

Health, Nursing, Elderly Care

Resumo

O presente estudo teve como objetivo avaliar o conhecimento dos farmacêuticos sobre Síndrome Metabólica (SM) e Cuidados Farmacêuticos antes e após a participação em processo formativo para implantação de farmácia clínica em farmácias comunitárias e compreender a percepção dos farmacêuticos sobre o processo ensino-aprendizagem. Trata-se de um estudo observacional descritivo, com abordagem quali-quantitativa realizado com farmacêuticos atuantes na atenção primária à saúde, no período de junho a julho de 2019. Os dados demonstraram um aumento do nível de conhecimento dos farmacêuticos após o treinamento em farmácia clínica com ênfase em SM, seguindo as recomendações da Federação Internacional Farmacêutica (FIP). A pesquisa registrou também um aumento do número de farmacêuticos com desempenho considerado bom e muito bom, sendo o maior aumento relacionado aos conteúdos sobre Cuidados Farmacêuticos. Tais resultados foram associados à percepção positiva dos farmacêuticos quanto ao conhecimento adquirido sobre os temas estudados e, também, em relação aos momentos formativos. Na conclusiva, o estudo constatou que o processo educacional melhorou o conhecimento dos farmacêuticos acerca da SM e dos cuidados farmacêuticos, sendo compreendido por eles como essencial para o desenvolvimento de habilidades clínicas, além de relevante para a garantia contínua do conhecimento desses profissionais e de sua atuação clínica e que, ainda, tem o potencial para favorecer a implantação de serviços clínicos em farmácias comunitárias de um sistema público de saúde.

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