Artigo Acesso aberto

O negro no livro “História do Pará”, de Benedicto Monteiro (2006)/ The black man in the book “História do Pará” by Benedicto Monteiro (2006)

2019; Brazilian Journal of Development; Volume: 5; Issue: 12 Linguagem: Português

ISSN

2525-8761

Autores

Amanda Martins Olegário,

Tópico(s)

History of Education Research in Brazil

Resumo

Desde a regulamentacao dos curriculos escolares no seculo XIX no Brasil, os conteudos de Historia eram voltados a historia da Europa, afirmando que estudar o continente europeu era estudar a historia da humanidade e da civilizacao, e esse fato acabou priorizando e destacando o branco colonizador nos livros didaticos, marginalizando outros personagens historicos importantes para a formacao do pais e do Estado do Para, como o negro, e por muito tempo ele nao era considerado um objeto de estudo tao interessante na historiografia brasileira, so quando se tratava das teorias raciais as quais estavam sendo debatidas na epoca. Mas agora, depois das reivindicacoes do Movimento Negro, foi criada a Lei 10.639/03 a qual torna obrigatorio o ensino da historia e cultura africana e afro-brasileira nos curriculos escolares, abrindo espaco para pesquisas sobre o assunto e ocorrendo mudancas nos livros didaticos tanto nacionais quanto regionais a fim de se adaptarem a Lei. Entao, passados os anos desde a promulgacao da Lei, de que forma esses materiais didaticos estao abordando o negro e sua historia? Em quais assuntos tal personagem aparece? Quais fontes sao utilizadas para falar sobre o negro? As imagens se referem somente a escravidao? Como esse projeto cientifico e baseado numa producao regional, essas questoes estao focadas na Historia do Para e para o objeto de estudo utilizado para a construcao de tal analise historiografica o qual e o livro do autor paraense Benedicto Monteiro, Historia do Para (2006), utilizado em algumas escolas publicas do Estado, apesar de nao ser necessariamente um livro didatico. Para analisar as representacoes do negro na obra de Benedicto Monteiro, dialogamos com autores que tratam sobre o livro didatico e sobre os negros nesse material, como Circe Bittencourt (2004), Warley Costa (2006), Itamar Freitas (2009) e as autoras Hebe Mattos, Martha Abreu, Carolina Vianna Dantas e Renata Moraes (2009). Esta pesquisa faz parte do projeto de Iniciacao Cientifica intitulado Reflexos da Lei 10.639/03 na producao didatica regional: representacoes do negro no livro didatico de Historia da Amazonia (anos 1990-2000) desenvolvido na Faculdade Integrada Brasil Amazonia (FIBRA), localizada na cidade de Belem do Para

Referência(s)