Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

O CORPO EM MOVIMENTO NO CARIMBÓ: uma contribuição no Desenvolvimento Sensório-Motor em Educação Física na Educação Infantil em Belém (PA)

2021; FUNDACAO UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS; Volume: 7; Issue: 1 Linguagem: Português

10.20873/uft.2447-4266.2021v7n1a1pt

ISSN

2447-4266

Autores

Ana D’Arc Martins de Azevedo, Camila Neiva, Edgar Monteiro Chagas, Maria Betânia de Carvalho Fidalgo Arroyo,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

Este artigo destaca o Carimbó como símbolo da cultura tradicional e identidade paraense, um instrumento para trabalhar a teoria de Wallon sobre o desenvolvimento sensório-motor. Teve como problemática, conhecer a maneira que o Carimbó contribui para o desenvolvimento sensório-motor em alunos da Educação Infantil (maternal) nas aulas de Educação Física. A pesquisa qualitativa do tipo Estudo de Caso, utilizou a observação participativa e a entrevista aberta com uma professora e seis alunos. Para a análise dos dados, foi utilizada a Triangulação de Dados. Como resultados, compreendemos que o Carimbó viabilizou o desenvolvimento sensório-motor dos alunos, pois foi possível observar o desenvolvimento dos aspectos pesquisados.

Referência(s)