Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Barravento, entre tese e forma

2020; Volume: 27; Issue: 16 Linguagem: Português

10.11606/issn.2448-1769.mag.2020.189712

ISSN

2448-1769

Autores

Cleiton Oliveira Silva,

Tópico(s)

Literature, Culture, and Criticism

Resumo

Barravento (1962) é o primeiro longa-metragem de Glauber Rocha, um dos diretores-chave do Cinema Novo brasileiro. A ida a uma comunidade de pescadores de Xaréu no litoral da Bahia e a tomada de consciência da pobreza local, com todos os contratempos de produção do filme, foram decisivas no sentido de despertar uma perspectiva crítica aguda no seu autor. A ambiguidade característica do filme é fruto por um lado de uma visão política radical e revolucionária, segundoa qual a cosmovisão mística da religiosidade iorubá era alienante, e por outro lado da contemplação antropológica de uma experiência local. Essa tensão reflete em muito o espírito de modernidade e vanguarda que tomou o ambiente social soteropolitano com a criação da Universidade da Bahia, durante os anos de formação do cineasta. A tensão segue pelos anos seguintes na consciência intelectual de Glauber e encontra uma síntese expressiva no manifesto-tese “Eztetyka da Fome”, de 1965.

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