ATIVIDADES INVESTIGATIVAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: INSETOS AQUÁTICOS E A POLUIÇÃO DOS RIOS

2020; Volume: 15; Issue: 1 Linguagem: Português

ISSN

1982-2413

Autores

Lorraine dos Santos Rocha, Juliana Simião‐Ferreira,

Tópico(s)

Science and Education Research

Resumo

No ensino de ciencias ha uma grande preocupacao com a reestruturacao curricular para um ensino mais problematizador e relacionado ao cotidiano. O ensino por investigacao e uma abordagem que possibilita a alfabetizacao cientifica, visto que possibilita a participacao ativa do estudante no processo de ensino-aprendizagem. Todavia, um tema relevante que pode despertar indagacao nos alunos e a qualidade de ambientes aquaticos que pode chamar atencao sobre os impactos ambientais e as consequencias deles sobre a biodiversidade. O objetivo deste estudo e elaborar e testar uma sequencia de ensino investigativo para iniciacao cientifica no ensino fundamental para abordar impactos ambientais e bioindicadores aquaticos. As atividades investigativas foram desenvolvidas em dois espacos educacionais: o formal na unidade escolar, e o outro no espaco nao formal de educacao, no Parque Ambiental Ipiranga.Os alunos da turma de iniciacao cientifica ao serem instruidos sobre as etapas da investigacao cientifica demonstraram muito interesse pelo projeto e logo se envolveram com as atividades sugeridas. Conforme essa experiencia da pesquisa, ao ensinar ciencias por investigacao, e possivel despertar o interesse dos estudantes, e proporcionar aos alunos oportunidades para enxergar os problemas do mundo, como por exemplo, a preservacao da biodiversidade aquatica, elaborando planos de acao e estrategias.

Referência(s)