Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Investigação da evasão no ensino técnico integrado do IFBA - campus Simões Filho

2021; Laboratório de Estudos do Trabalho e Qualificação Profissional - LABOR; Volume: 1; Issue: 26 Linguagem: Português

10.29148/labor.v1i26.72035

ISSN

1983-5000

Autores

Regina Célia Palácio Lambiase, Ana Karoline dos Santos Conceição,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

Diante da realidade da evasão de alunos nos cursos técnicos integrados ao ensino médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia – IFBA, este artigo tem como objetivo geral compreender, dentro das percepções dos alunos e coordenadores dos cursos, quais as causas desta ocorrência. Como objetivos específicos iremos: a) Identificar os pontos de retenção na matriz curricular do curso; b) Identificar as causas da evasão e retenção; c) Identificar os indicadores de tendência que influenciam na evasão e retenção. Como metodologia, a pesquisa se classifica como explicativa com abordagem qualitativa. Os procedimentos utilizados foram: 1. Questionário com perguntas objetivas para os discentes; 2. Entrevistas semiestruturada com os coordenadores de curso e 3. Análise documental dos projetos dos cursos técnicos integrados: Eletromecânica, Mecânica, Petróleo e Gás e Metalurgia; 4. Questionário aplicado a Gerência de Recursos Acadêmicos (GRA) a fim de compreender como se comporta o setor em relação a evasão. Percebemos que os principais motivos da evasão na percepção dos coordenadores e dos discentes foram: 1. Duração do curso, 2. Greves e paradas no ano letivo e 3. Pandemia do Novo Corona Vírus.

Referência(s)