Artigo Produção Nacional

“Caminhando contra o vento”: a música popular brasileira e arte engajada no regime civil - militar brasileiro (1964-1985)

2009; Volume: 4; Linguagem: Português

ISSN

1982-1816

Autores

Rafael Willian Clemente,

Tópico(s)

Arts and Performance Studies

Resumo

Em 1964 o Brasil foi assaltado, roubaram-lhe a nascente democracia, juntamente com ela levaram tambem a liberdade. Com a desculpa que o comunismo [sic] ja se encontrava nos calcanhares da Republica, aplicaram-lhe uma “revolucao redentora”. Os ladroes faziam e fazem parte da sociedade, militares e uma parcela da sociedade civil estavam juntas no assalto. Como resultado do golpe desfechado em 64, produziram uma sociedade marcada para sempre, mas esta nao se calou. Como houve resistencias no periodo escravista tambem houve no periodo militar pos-64, contrariando o pacifismo com que somos vistos. Nas artes foram muitos os que protestaram; na musica popular muitos nao se calaram. Analisar a musica popular brasileira como uma arte engajada e trazer a tona nao so a memoria do periodo em que o Brasil esteve sob o manto “negro-oliva” dos governos autoritarios dos militares, mas demonstrar a memoria da resistencia engajada atraves de uma das artes mais autenticas da brasilidade.

Referência(s)