
Formação, contexto, instrumentos e prática profissional de psicólogos em avaliação psicológica
2021; Volume: 39; Issue: 105 Linguagem: Português
10.7213/psicolargum39.105.ao03
ISSN1980-5942
AutoresJoão Lucas Dias-Viana, Thicianne Malheiros da Costa,
Tópico(s)Psychology and Mental Health
ResumoO objetivo desta pesquisa foi de investigar aspectos relacionados a formacao especifica em avaliacao psicologica, contexto de atuacao, principais instrumentos utilizados e realizacao das etapas do processo avaliativo. Participaram deste estudo 41 psicologos, 87,80% do sexo feminino, com idades entre 22 e 59 anos ( M =30,55; DP =7,69), que atuam profissionalmente no Estado do Ceara. Os resultados apontaram que 70,73% dos profissionais nao realizam possuem formacao especifica em avaliacao psicologica. Os contextos de maior atuacao profissional foram Psicologia Clinica (29,27%), Saude/Hospitalar (24,38%). Os recursos mais utilizados na realizacao de avaliacao foram: entrevistas (51,22%), teste House-Tree-Person (34,15%) e Teste Palografico (31,71%). Constatou-se que ainda existem profissionais que compreendem a avalicao psicologica como aplicacao restrita de testes e que a maioria nao realiza todas as etapas do processe avaliativo. Desse modo, esta pesquisa evidencia problematicas quanto a formacao inadequada e falhas metodologicas no exercicio profissional.
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