
A formação de futuros professores no Programa Escola Integrada (PEI)
2021; Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ASPHE); Volume: 11; Issue: 3 Linguagem: Português
10.22456/2238-152x.106567
ISSN2238-152X
AutoresRoberta Carvalho Romagnoli, Camila Montandon Dumont Lopes, Faedra Vilaça Ramos, Victória De Paula Roteia Oliveira,
Tópico(s)Rural and Ethnic Education
ResumoO presente artigo trata dos resultados parciais da pesquisa “Educação Básica e Família: reproduções e invenções no Programa Escola Integrada (PEI) de Belo Horizonte” que objetiva investigar as relações estabelecidas entre estudantes, professores, escolas e família. O PEI é um programa de formação docente implantado e mantido pela Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, com base na ampliação da jornada escolar, do qual fazem parte estudantes universitários de diferentes licenciaturas. A metodologia utilizada para abranger a complexidade dessas relações é a pesquisa-intervenção e as ideias de Deleuze e Guattari seu marco teórico. A partir do grupo de estudos feitos em conjunto com os estudantes e os professores supervisores do programa e de entrevistas, analisamos o processo de formação docente, mapeando as linhas duras, flexíveis e de fuga do rizoma PEI. Concluímos que a formação docente é uma experimentação na qual a invenção é necessária resistir à precarização da educação.
Referência(s)