Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

A formação de futuros professores no Programa Escola Integrada (PEI)

2021; Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ASPHE); Volume: 11; Issue: 3 Linguagem: Português

10.22456/2238-152x.106567

ISSN

2238-152X

Autores

Roberta Carvalho Romagnoli, Camila Montandon Dumont Lopes, Faedra Vilaça Ramos, Victória De Paula Roteia Oliveira,

Tópico(s)

Rural and Ethnic Education

Resumo

O presente artigo trata dos resultados parciais da pesquisa “Educação Básica e Família: reproduções e invenções no Programa Escola Integrada (PEI) de Belo Horizonte” que objetiva investigar as relações estabelecidas entre estudantes, professores, escolas e família. O PEI é um programa de formação docente implantado e mantido pela Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, com base na ampliação da jornada escolar, do qual fazem parte estudantes universitários de diferentes licenciaturas. A metodologia utilizada para abranger a complexidade dessas relações é a pesquisa-intervenção e as ideias de Deleuze e Guattari seu marco teórico. A partir do grupo de estudos feitos em conjunto com os estudantes e os professores supervisores do programa e de entrevistas, analisamos o processo de formação docente, mapeando as linhas duras, flexíveis e de fuga do rizoma PEI. Concluímos que a formação docente é uma experimentação na qual a invenção é necessária resistir à precarização da educação.

Referência(s)