
Empreendedorismo e Inovação: um Estudo de Caso da Rede Empreendedora da UTFPR – Câmpus Curitiba
2019; Brazilian Journal of Development; Volume: 5; Issue: 12 Linguagem: Português
10.34117/bjdv5n12-091
ISSN2525-8761
AutoresCinthia Marie Ota, Augusto Romano, Apeles C. Oliveira,
Tópico(s)Social and Economic Solidarity
ResumoAs redes possibilitam ao empreendedor manter contatos, ampliar as oportunidades de negocios, alem de fomentar a competitividade do mercado atraves dos relacionamentos. Dentro desse contexto, a Rede Empreendedora da Universidade Tecnologica Federal do Parana tem como objetivo fomentar, organizar e fortalecer acoes de parceria entre empreendedores, com base no conhecimento cientifico e tecnologico gerado na universidade. O objetivo deste artigo, portanto, e identificar as expectativas das empresas em participar da Rede Empreendedora da UTFPR – câmpus Curitiba. Nesse contexto, adotar-se-a como procedimento metodologico uma abordagem qualitativa, aplicando os metodos de pesquisa exploratoria e descritiva. Quanto a classificacao, utilizou-se a pesquisa-acao destacando os procedimentos realizados na gestao da rede. A coleta de dados foi realizada atraves da aplicacao de um questionario enviado por e-mail as empresas inscritas na rede. Observou-se que a expectativa dos participantes com relacao a geracao de novos negocios e boa, sendo a organizacao de rodada de negocios e reunioes entre os membros envolvidos o melhor canal de interacao entre os participantes. O objetivo e fortalecer as redes de relacionamento e proporcionar interacao, networking, alem de visibilidade das empresas participantes. Ou seja, o conhecimento sobre a expectativa do usuario com relacao aos novos negocios e fundamental para direcionar os gestores, tornando a ferramenta de relacionamento mais efetiva e referencia de sucesso aos demais câmpus e Instituicoes de Ensino.
Referência(s)