
A variação da lateral pós-vocálica <l> na escrita de alunos: a posição da sílaba e a vogal precedente
2021; UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS; Volume: 33; Linguagem: Português
10.5216/sig.v33.67738
ISSN2316-3690
AutoresLaiane Thaís de Oliveira Silva, Josane Moreira de Oliveira,
Tópico(s)Linguistic Studies and Language Acquisition
ResumoAnalisa-se a variação da escrita da lateral pós-vocálica por alunos do 3º e do 5º anos de duas escolas de Riachão do Jacuípe-BA. Foram documentadas as variantes e , o rótico , o apagamento e a manutenção do . São analisadas, de acordo com os pressupostos teórico-metodológicos da Sociolinguística Variacionista, duas variáveis que influenciam a representação escrita dessa consoante: a posição da sílaba e a vogal precedente. Os resultados atestam que alunos em processo de aquisição da escrita, por não dominarem completamente as normas ortográficas, transpõem a fala para a escrita.
Referência(s)