Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

A variação da lateral pós-vocálica <l> na escrita de alunos: a posição da sílaba e a vogal precedente

2021; UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS; Volume: 33; Linguagem: Português

10.5216/sig.v33.67738

ISSN

2316-3690

Autores

Laiane Thaís de Oliveira Silva, Josane Moreira de Oliveira,

Tópico(s)

Linguistic Studies and Language Acquisition

Resumo

Analisa-se a variação da escrita da lateral pós-vocálica por alunos do 3º e do 5º anos de duas escolas de Riachão do Jacuípe-BA. Foram documentadas as variantes e , o rótico , o apagamento e a manutenção do . São analisadas, de acordo com os pressupostos teórico-metodológicos da Sociolinguística Variacionista, duas variáveis que influenciam a representação escrita dessa consoante: a posição da sílaba e a vogal precedente. Os resultados atestam que alunos em processo de aquisição da escrita, por não dominarem completamente as normas ortográficas, transpõem a fala para a escrita.

Referência(s)