
O HUMOR E A CONSTRUÇÃO DO SENTIDO EM PIADAS E TIRAS CÔMICAS: IMAGEM LÚDICA DOS SUJEITOS OU DISSEMINAÇÃO E PROPAGAÇÃO DE PRECONCEITOS?
2018; Volume: 6; Issue: 1 Linguagem: Português
10.54221/rdtdppglinuesb.2018.v6i1.156
ISSN1808-7760
AutoresPoliana Miranda Sampaio Almeida,
Tópico(s)Linguistics and Discourse Analysis
ResumoNeste trabalho, buscou-se analisar, do ponto de vista da Semântica do Acontecimento, a construção do humor e dos estereótipos em piadas e tiras cômicas dentro do livro didático, investigando se estes textos humorísticos retratam uma imagem lúdica dos sujeitos ou disseminam e propagam preconceitos através da criação de estereótipos. Para isso, foram escolhidos três livros didáticos, mais adotados por escolas públicas estaduais do Núcleo Territorial de Educação 11 (NTE-11), já que a pesquisadora é também professora de Língua Portuguesa deste núcleo de educação no oeste da Bahia. Os livros didáticos selecionados para compor o corpus de que trata esta pesquisa são: “Português Linguagens”, de William Roberto Cereja e Thereza Cochar Magalhães (Editora Saraiva); “Novas Palavras”, de Emília Amaral, Mauro Ferreira, Ricardo Leite e Severino Antônio (Editora FTD); e “Português: contexto, interlocução e sentido”, de Maria Luiza Abaurre, Maria Bernadete M. Abaurre e Marcela Pontara (Editora Moderna). A opção por se analisar as piadas e tiras cômicas no interior do livro didático se deu por se considerar este uma importante ferramenta de ensino[1]aprendizagem dentro da sala de aula, podendo ser, pois, um veículo (ou não) de propagação de preconceitos. Colocou-se, então, a princípio, duas hipóteses para a questão que norteia este trabalho: a primeira considera que tanto as piadas quanto as tiras cômicas são dois meios de propagação de estereótipos; e a segunda que o livro didático utiliza estes textos humorísticos em exercícios para aferir conhecimentos gramaticais, mas não discute o que é humor, e isso pode reforçar estereótipos. Como este trabalho filia-se à Semântica do Acontecimento, proposta por Eduardo Guimarães (2002), que entende que os sentidos se constituem no acontecimento do dizer, o percurso metodológico adotado aqui considerou os procedimentos enunciativos de produção de sentido – a reescrituração e a articulação -, a construção de um DSD (Domínio Semântico de Determinação), a temporalidade e, no caso das tiras cômicas, a imagem também. Vale ressaltar que tudo isso foi observado no Manual do Professor, portanto, tanto as questões quanto as sugestões propostas pelos autores do livro didático foram analisadas. Além de Guimarães (2002; 2009; 2011), autores como Travaglia (1990) e Ramos (2011), que tem um trabalho relevante sobre piadas e tiras cômicas, entre outros, foram utilizados como embasamento teórico nesta pesquisa.
Referência(s)