O ensino de língua materna: valorização da oralidade nos caminhos da sociolinguística / The teaching of maternal language: valuing orality in the paths of sociolinguistics
2021; Brazilian Journal of Development; Volume: 7; Issue: 10 Linguagem: Português
10.34117/bjdv7n10-163
ISSN2525-8761
AutoresJosé Carlos de Melo, Dejane Figueiredo Barros, Kenia Ariádna Santos Marinho,
Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoEste estudo teve como objetivo experimentar vários procedimentos metodológicos no ensino de língua materna, com o intuito de alcançar uma metodologia que desenvolvesse melhor o processo de ensino–aprendizagem nesta disciplina. Para tal fim, foram aplicadas diversas atividades no período de fevereiro a dezembro de 2009. A pesquisa de campo foi desempenhada com a significativa participação de início com dezesseis alunos restando apenas nove; uma turma mista com alunos de cinco a quinze anos de idade, os quais sendo tanto da comunidade quanto da escola campo U.E.B. Dom José Medeiros Delgado, colégio da rede municipal, situado no Bairro Cascavel. Os vários métodos utilizados têm ligação direta com o número de alunos no decorrer do mesmo. As várias práticas utilizadas têm como resultado, que a oralidade numa perspectiva sociolinguística contribui significativamente para eficácia deste ensino. Então, é de nosso entendimento que a língua oral funciona como uma ferramenta facilitadora no ensino–aprendizagem de língua materna.
Referência(s)