Brincando e aprendendo com as aves:um despertar para a conservação – Museu de Ciências Naturais PUC Minas/ Playing and learning with the birds:an awakening for conservation - PUC Minas Natural Science Museum
2021; Brazilian Journal of Development; Volume: 7; Issue: 10 Linguagem: Português
10.34117/bjdv7n10-327
ISSN2525-8761
Autores Tópico(s)Science and Education Research
ResumoO presente trabalho trata da elaboração e da aplicação de um jogo educacional com objetivo de difundir características de aves brasileiras, por meio da apresentação das vocalizações, visualização de imagens e informações sobre os hábitos alimentares de 15 espécies selecionadas que ocorrem no ambiente urbano e na natureza. O jogo se resume a exploradores que percorrem uma trilha passando pelas casas do tabuleiro onde estas estão marcadas por casas especiais. Antes de começar a partida, umobservador por fora do jogo apresenta as 15 espécies de aves, descrevendo seu nome, comportamento e alimentação. Nas casas especiais existem imagens como: nota musical, item alimentar e binóculos. Na maneira que os jogadores param nessas casas, escolhem uma carta de acordo com as imagens e suas ações. Na casa marcada com a imagem do binóculo, o número da carta corresponde ao número da foto da ave e, assim, o jogador que escolher esta deverá identificar seu nome popular. Para a imagem de item alimentar, o jogador deverá identificaro tipo de alimentação da ave correspondente ao número da carta. Já na casa com a nota musical, o número da carta contém a faixa do som e uma dica sobre qual espécie se trata. Assim, o observador apresenta a vocalização para o jogador tentar identificar a espécie. O jogo é finalizado quando o primeiro peão chega ao final da trilha. Este jogo foi criado para inspirar atividades lúdicas durante eventos como dia dos animais e para dinâmicas de colônia de férias no Museu de Ciências Naturais PUC-MG.
Referência(s)