Artigo Acesso aberto

Ressuscitando partituras do fundo da gaveta

2021; UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS; Volume: 21; Linguagem: Português

10.5216/mh.v21.68755

ISSN

2317-6776

Autores

Ana Laura Mathias Gentile, Adriana Lopes da Cunha Moreira,

Tópico(s)

Music History and Culture

Resumo

O objetivo deste trabalho é a contextualização histórico-biográfica e a análise musical com considerações sobre a relação texto-música da obra Cantata do Soldado Morto, de Eunice Katunda. Para tanto, estabelecemos focos analíticos em três seções específicas e valemo-nos de recursos teóricos apresentados por Stefan Kostka (2018), Joel Lester (1989), Joseph N. Straus (2005) e Jonathan Dunsby (2004). Através da análise musical, percebemos duas classes de conjuntos, divergentes entre si, e extenso material modal, que estruturam a obra. Sugerimos que estes conjuntos simbolizam, na música, a tradição diatônica em contraste com a vanguarda pós-tonal, em constante atrito ao longo da peça. Observamos, pela conexão entre subconjuntos, material modal, texturas, timbres, dinâmicas e articulações, que há uma forte relação entre a musicalidade e as mudanças de caráter do texto poético.

Referência(s)
Altmetric
PlumX