
Três Caravelas ou de Peri pelo Abapuru aos Mais Doces Bárbaros
2019; Volume: 4; Issue: 2 Linguagem: Português
10.35699/2525-8036.2019.15208
ISSN2595-6051
AutoresVinícius Batelli de Souza Balestra, Hugo Rezende Henriques,
Tópico(s)Cultural, Media, and Literary Studies
ResumoDois momentos decisivos da cultura brasileira nos legaram ideias de Nação: o Romantismo e o Modernismo. O texto acompanha a saga da primeira tentativa, ainda no Império brasileiro, de narrar o país e dar um sentido efetivamente nacional à construção de nossa institucionalidade, qual seja, o Romantismo, com suas primeiras interpretações do país, seus romances indigenistas e os intelectuais ligados à política saquarema. À queda do Império, seguem-se anos de terreno árido para a construção de uma narrativa singular brasileira – marcados pela hegemonia positivista e cientificista no simbolismo da República –, até que a cultura brasileira produz o movimento modernista, que anuncia a novidade dos anos vindouros e prepara a narrativa de um país moderno que desagua na Revolução de 30. O Modernismo, assim, apresenta-se como o movimento – com as particularidades paulistas – que quer dar fim ao Brasil velho dos anos iniciais da República e recuperar a ideia de nação, mas com fortes contornos cosmopolitas. O texto acompanha os projetos estéticos e os projetos ideológicos de cada movimento na tentativa de revelar as narrativas que irão erigir o Estado brasileiro e que passam a ser referenciais para todas as discussões culturais a respeito dos nossos passado, presente e futuro.
Referência(s)