
Um olhar sobre controvérsias nas publicações nacionais de ensino CTS pela análise de redes sociais
2021; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA; Volume: 14; Issue: 2 Linguagem: Português
10.5007/1982-5153.2021.e76883
ISSN1982-5153
AutoresThiago Brañas de Melo, Daniel Figueira de Aquino, Luis Gustavo Magro Dionysio, Nelson Luiz de Andrade Lima, Cristiano da Silva Vidal, Álvaro Chrispino,
Tópico(s)Science and Education Research
ResumoO artigo resulta de busca sobre o tema controvérsia, utilizando-se como buscadores as palavras: “Controvérsia”, “Controvérsia Controlada”, e variações (“Controvérsias Sociocientíficas”, “Questões Sociocientíficas”), a partir do banco de dados do grupo de pesquisa CTS e Educação, do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET-RJ), que contém 375 artigos nacionais publicados entre os anos 1996 e 2018 em periódicos qualificados sobre CTS na área de Ensino. O objetivo foi relacionar os artigos que abordassem a temática e analisar as redes sociais formadas pelos parâmetros bibliográficos selecionados (autores, instituições, palavras-chave e referências mais citadas). Com um total de 34 artigos selecionados, utilizando o software Pajek, foi possível a construção de uma rede de palavras-chave, onde observamos forte relação da controvérsia com CTS e ensino de ciências, além da obtenção de métricas referentes à entrada de instituições e de autores nos trabalhos levantados, onde observamos certos autores como articuladores da comunicação entre diferentes instituições de pesquisa.
Referência(s)