O ESTUDO DO COMPORTAMENTO DUAL DA LUZ COM A MEDIAÇÃO DA APRENDIZAGEM COOPERATIVA: UMA ANÁLISE QUALITATIVA DO EFEITO FOTOELÉTRICO
2020; Volume: 15; Issue: 1 Linguagem: Português
ISSN
1982-2413
AutoresFrancisco Ivanildo de Sousa, Ana Raquel Pereira de Ataíde,
Tópico(s)Chemistry Education and Research
ResumoConsiderando a necessidade de novas abordagens metodologicas para o ensino de Fisica com vistas a formacao integral do estudante, descrevemos neste artigo os resultados da aplicacao de uma sequencia didatica aportada nos pressupostos teorico-metodologicos da aprendizagem cooperativa, para estudantes da terceira serie do ensino medio de uma escola publica do estado do Ceara. Esta metodologia de estudo em pequenos grupos tem se apresentado como recurso promissor para a melhoria do ensino e da aprendizagem na disciplina de Fisica ao promover a interacao entre os pares, a resolucao de conflitos, a reducao da competividade, a criacao de espacos de discussao e o confronto saudavel de ideias imprescindiveis para a construcao do conhecimento. O objetivo da sequencia didatica e auxiliar os estudantes na construcao qualitativa dos conceitos relacionados a dualidade onda-particula e ao efeito fotoeletrico. Para tanto, tres atividades cooperativas foram propostas sobre a tematica e sua aplicacao foi viabilizada a partir da utilizacao dos metodos cooperativos Jigsaw, Think-Pair-Share e Cabecas Numeradas. Os resultados obtidos indicam que as estrategias cooperativas utilizadas favoreceram a construcao conceitual esperada.
Referência(s)