Artigo Acesso aberto Produção Nacional

PortuglishQuizlet: jogo educacional na aprendizagem de língua inglesa

2021; INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL; Volume: 6; Issue: 2 Linguagem: Português

10.35819/linguatec.v6.n2.5511

ISSN

2525-3425

Autores

Karlucy Farias de Sousa, Francisco Rodrigues de Lima Neto, Nukácia Meyre Silva Araújo,

Tópico(s)

Linguistics and Language Studies

Resumo

Considerando as dificuldades que os discentes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - Campus Limoeiro do Norte enfrentam quando estão cursando a disciplina de “Inglês Instrumental” ou “Inglês Técnico” devido à falta de conhecimentos acerca das funções das classes gramaticais da Língua Portuguesa, esta narrativa de ensino tem o objetivo de apresentar o desenvolvimento de um jogo educacional, PortuglishQuizlet, que foi utilizado como um recurso didático para auxiliar na aprendizagem de língua inglesa, em uma tentativa de suprir a deficiência em conhecimentos linguísticos do português. Durante a elaboração do jogo, definimos as regras, a quantidade de cartas e as classes gramaticais que seriam usadas: artigos, substantivos, pronomes e preposições. Ao final do semestre letivo, os aprendizes foram convidados a preencher um formulário sobre o PortuglishQuizlet. Observou-se que 86% gostaram de jogar o PortuglishQuizlet e citaram os seguintes motivos: era uma ferramenta fácil de manusear, interativa e dinâmica, o que proporcionou aprimoramento do vocabulário; 60% relataram que gostaram de jogar devido a sua praticidade. Podemos concluir que o ensino de inglês com o auxílio do PortuglishQuizlet parece ter beneficiado os discentes.

Referência(s)