Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Ações de permanência e êxito no período da pandemia de covid-19 para estudantes dos cursos técnicos integrados do IFSC - Câmpus Florianópolis:

2021; Laboratório de Estudos do Trabalho e Qualificação Profissional - LABOR; Volume: 1; Issue: 26 Linguagem: Português

10.29148/labor.v1i26.71921

ISSN

1983-5000

Autores

Marilia Nardelli Siebert, Gizelle Kaminiski Corso, Cláudia Regina Silveira, Ana Paula Boff,

Tópico(s)

Evasion and Academic Success Factors

Resumo

A evasão escolar tem sido um tema recorrente na educação em todos os níveis de ensino. Para combatê-la, muitas instituições têm definido ações e estratégias para promover o acesso e a permanência de estudantes na escola. No Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), com base em seu plano estratégico, foi criada, em 2019, a Comissão de Acompanhamento das Ações de Permanência e Êxito dos Estudantes, do Departamento Acadêmico de Linguagem, Tecnologia, Educação e Ciência, Câmpus Florianópolis. Com a pandemia da covid-19, as ações dessa Comissão voltaram-se exclusivamente para o acompanhamento da participação de estudantes das fases iniciais dos cursos técnicos integrados nas atividades não presenciais (ANPs). Assim, este trabalho objetiva relatar a experiência de atuação da Comissão na assistência aos estudantes com dificuldades de acesso às ANPs, entre 2020 e 2021. As ações da Comissão compreenderam: levantamento de estudantes com dificuldades, contato com esses estudantes e familiares e encaminhamentos para diferentes situações. De 752 estudantes matriculados nessas fases, 49 apresentaram dificuldades, seja por falta de equipamentos e/ou acesso à internet, seja por necessidade de material impresso ou dificuldades mais específicas. Para essas situações, foram realizadas orientações a estudantes/familiares para a obtenção do Auxílio Emergencial de acesso à Internet, campanhas de doação de equipamentos e preparação de material impresso. Apesar de parcialmente efetivas, essas ações reforçam a necessidade de debate e políticas institucionais mais amplas.

Referência(s)