
Ações de permanência e êxito no período da pandemia de covid-19 para estudantes dos cursos técnicos integrados do IFSC - Câmpus Florianópolis:
2021; Laboratório de Estudos do Trabalho e Qualificação Profissional - LABOR; Volume: 1; Issue: 26 Linguagem: Português
10.29148/labor.v1i26.71921
ISSN1983-5000
AutoresMarilia Nardelli Siebert, Gizelle Kaminiski Corso, Cláudia Regina Silveira, Ana Paula Boff,
Tópico(s)Evasion and Academic Success Factors
ResumoA evasão escolar tem sido um tema recorrente na educação em todos os níveis de ensino. Para combatê-la, muitas instituições têm definido ações e estratégias para promover o acesso e a permanência de estudantes na escola. No Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), com base em seu plano estratégico, foi criada, em 2019, a Comissão de Acompanhamento das Ações de Permanência e Êxito dos Estudantes, do Departamento Acadêmico de Linguagem, Tecnologia, Educação e Ciência, Câmpus Florianópolis. Com a pandemia da covid-19, as ações dessa Comissão voltaram-se exclusivamente para o acompanhamento da participação de estudantes das fases iniciais dos cursos técnicos integrados nas atividades não presenciais (ANPs). Assim, este trabalho objetiva relatar a experiência de atuação da Comissão na assistência aos estudantes com dificuldades de acesso às ANPs, entre 2020 e 2021. As ações da Comissão compreenderam: levantamento de estudantes com dificuldades, contato com esses estudantes e familiares e encaminhamentos para diferentes situações. De 752 estudantes matriculados nessas fases, 49 apresentaram dificuldades, seja por falta de equipamentos e/ou acesso à internet, seja por necessidade de material impresso ou dificuldades mais específicas. Para essas situações, foram realizadas orientações a estudantes/familiares para a obtenção do Auxílio Emergencial de acesso à Internet, campanhas de doação de equipamentos e preparação de material impresso. Apesar de parcialmente efetivas, essas ações reforçam a necessidade de debate e políticas institucionais mais amplas.
Referência(s)