Dependência de Internet e de jogos eletrônicos: uma revisão Internet and videogame addiction: a review
2008; Associação Brasileira de Psiquiatria; Volume: 30; Issue: 2 Linguagem: Português
ISSN
1809-452X
AutoresCristiano Nabuco de Abreu, Rafael G. Karam, Dora Sampaio Góes, Daniel Tornaim Spritzer,
Tópico(s)Technology Adoption and User Behaviour
ResumoResumo Objetivo: Com a inclusao das novas tecnologias contemporâneas, a Internet e os jogos eletronicos tornaram-se ferramentas de uso amplo e irrestrito, transformando-se em um dos maiores fenomenos mundiais da ultima decada. Diversas pesquisas atestam os beneficios desses recursos, mas seu uso sadio e adaptativo progressivamente deu lugar ao abuso e a falta de controle ao criar severos impactos na vida cotidiana de milhoes de usuarios. O objetivo deste estudo foi revisar de forma sistematica os artigos que examinam a dependencia de Internet e jogos eletronicos na populacao geral. Almejamos, portanto, avaliar a evolucao destes conceitos no decorrer da ultima decada, assim como contribuir para a melhor compreensao do quadro e suas comorbidades. Metodo: Foi feita uma revisao sistematica da literatura atraves do MedLine, Lilacs, SciELO e Cochrane usando-se como parâmetro os termos: “Internet addiction”, pathological “Internet use”, “problematic Internet use”, “Internet abuse”, “videogame”, “computer games” e “electronic games”. A busca eletronica foi feita ate dezembro de 2007. Discussao: Estudos realizados em diferentes paises apontam para prevalencias ainda muito diversas, o que provavelmente se deve a falta de consenso e ao uso de diferentes denominacoes, dando margem a adocao de distintos criterios diagnosticos. Muitos pacientes que relatam o uso abusivo e dependencia passam a apresentar prejuizos significativos na vida profissional, academica (escolar), social e familiar. Conclusoes: Sao necessarias novas investigacoes para determinar se esse uso abusivo de Internet e de jogos eletronicos pode ser compreendido como uma das mais novas classificacoes psiquiatricas do seculo XXI ou apenas substratos de outros transtornos. Descritores: Internet; Jogos de video; Dependencia; Transtornos do controle de impulsos; Comorbidade
Referência(s)