
O estado da arte sobre evasão escolar nos institutos federais:
2021; Laboratório de Estudos do Trabalho e Qualificação Profissional - LABOR; Volume: 1; Issue: 26 Linguagem: Português
10.29148/labor.v1i26.71839
ISSN1983-5000
AutoresEdclecia Barbosa de Araújo, Andreza Maria de Lima,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoNo mundo e no Brasil, o alto índice de evasão escolar persiste no cenário educacional. A pandemia da Covid-19 agravou ainda mais o problema. Neste artigo, recorte de uma pesquisa maior, objetivamos mapear e analisar a produção científica da pós-graduação brasileira sobre evasão nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. O estudo é de abordagem qualitativa, de caráter exploratório e bibliográfico, do tipo Estado da Arte. Estabelecemos o recorte temporal de 2010 a 2020. A coleta foi realizada nos sítios da Plataforma Sucupira, no Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e do Observatório do Mestrado Profissional em Educação Profissional em Rede Nacional (ProfEPT). Foram localizados 37 trabalhos, sendo 33 dissertações e 04 teses. Para análise, utilizamos a Técnica de Análise de Conteúdo. Os resultados mostraram que ainda são escassos os estudos que se dedicam a pesquisar o fenômeno da evasão nos Institutos Federais e que não há unanimidade por parte dos estudiosos quanto à definição do termo. Os resultados dos trabalhos sobre evasão em cursos subsequentes indicam que a complexidade da problemática que dificulta sua resolução advém da diversidade fatorial. Diante do quadro pandêmico, o estado da arte em tela contribuirá para uma melhor compreensão do fenômeno da evasão, conhecendo o seu panorama no universo dos trabalhos acadêmicos.
Referência(s)