PROCESSOS DE SEPARAÇÃO DE MISTURAS E DESPOLUIÇÃO AMBIENTAL: UMA PROPOSTA PARA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA

2020; Volume: 15; Issue: 1 Linguagem: Português

ISSN

1982-2413

Autores

Ayla Márcia Cordeiro Bizerra,

Tópico(s)

Environmental Sustainability and Education

Resumo

Tornar o aluno protagonista em seu processo de aprendizagem e um dos maiores desafios do ensino, e certamente e o caminho para proporcionar uma aprendizagem significativa. Esse trabalho descreve as atividades realizadas em uma turma do 1o ano do ensino medio envolvendo o conteudo de processos de separacao de misturas em situacoes ligadas a despoluicao ambiental. As atividades foram desenvolvidas e apresentadas pelos estudantes como em uma feira de ciencias. Realizou-se um teste de conhecimentos previos para identificacao dos conhecimentos dos estudantes e de posse dos resultados, o pesquisador elaborou suas aulas e dividiu os grupos para apresentarem um tema em forma de projeto. Os alunos apresentaram seus temas e aplicaram o seu conhecimento em diversas situacoes cotidianas, participando ativamente de seu processo de aprendizagem. Sugere-se com essa experiencia que o aluno quando estimulado pode contribuir para que sua aprendizagem seja significativa.

Referência(s)