Artigo Produção Nacional

Matemática em diferentes contextos: curso MOOC de extensão

2020; Éditions Mélanie Seteun; Linguagem: Português

ISSN

2117-4148

Autores

Jenifer Cassandra da Silva Oliveira, Bruno Ferreira da Luz, Aline Silva De Bona,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

Com o objetivo de evidenciar as aplicabilidades da em diferentes contextos e proporcionar uma formacao complementar para professores e estudantes do Ensino Basico interessados no assunto, o projeto de extensao Matematica em Diferentes Contextos: Informatica, Cartografia, Biologia, e suas Provas planejou e implementou um Curso Online Aberto e Massivo (MOOC) no ambiente virtual Moodle da reitoria do Instituto Federal de Educacao, Ciencia e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). A oferta desse curso se justifica pois parte de uma demanda da 11a Coordenadoria Regional de Educacao do Rio Grande do Sul e das secretarias municipais de educacao do Litoral Norte gaucho em ofertar formacoes continuadas para professores de e de Ciencias, que os auxiliassem a utilizar metodologias ativas em suas praticas docentes, e que oportunizassem a revisao de conceitos e a discussao de possibilidades de desenvolvimento de atividades interdisciplinares. Alem disso, estudantes de nivel medio, tecnico e superior do IFRS - Campus Osorio e de outras instituicoes locais tambem manifestaram interesse em compreender aplicabilidades e contribuicoes da em diferentes areas. Por se tratar de um curso multidisciplinar, seu planejamento contou com a participacao de dez colaboradores, que possuem ou estao em formacao em areas como a Matematica, a Biologia, a Informatica, a Estatistica e a Cartografia. Destaca-se que dois desses colaboradores, que tambem sao autores deste resumo, sao estudantes do setimo semestre do curso de Licenciatura em do IFRS - Campus Osorio. O planejamento do curso deu-se de forma estritamente on-line , tendo em vista que o mesmo iniciou em abril de 2020, periodo em que o Brasil ja estava em isolamento social devido a pandemia causada pela COVID-19, ocasionada pelo novo coronavirus. O curso foi dividido em quatro modulos, que sao: Informatica, Cartografia, Biologia, e e suas Provas. Cada modulo demanda do cursista cerca de 10 horas, totalizando 40 horas. Os modulos foram planejados a partir da metodologia resolucao de problemas. Em cada modulo, sao apresentados problemas aplicaveis que demandam/necessitam de ferramentas e conceitos matematicos para soluciona-los. Essas ferramentas e conceitos emergem, aliados a conceitos de outras areas, de forma gradual em cada um dos modulos por meio de videos, resumos e sugestoes de materiais complementares. No termino de cada modulo, para receber certificacao, o cursista deve responder a um questionario com questoes de multipla escolha sobre a tematica abordada no respectivo modulo e obter media global superior a 60%. Devido ao momento historico em que o curso foi planejado, os colaboradores julgaram pertinente incluir no curso questoes relacionadas aos ciclos epidemicos. Alem de explicar como esses ciclos desenvolvem-se e caracterizam-se, o curso tambem abordou atitudes, comportamentos e cuidados que contribuem para a desaceleracao da transmissao dos virus entre os seres humanos. Alem desses assuntos, destaca-se que conceitos que comumente sao abordados de forma descontextualizada, como demonstracoes e numeros complexos, foram abordados por meio de problemas, a fim de evidenciar aos participantes a relevância, a aplicabilidade e as contribuicoes desses conceitos na nossa sociedade. O curso teve as inscricoes abertas no dia oito de maio de 2020, possibilitando a participacao das comunidades interna e externa do IFRS. A partir de relatorios gerados no Moodle no primeiro semestre de 2020, constatou-se que mais de 2 mil participantes ja haviam concluido o curso e obtido certificacao, sendo que desses, a maioria julgou o curso com carga horaria adequada e afirmou que indicaria o curso para outras pessoas. Como o feedback dos cursistas foi positivo, a coordenadora desta acao organizou dois novos cursos de extensao, intitulados Matematica em Diferentes Contextos Parte II e Matematica em Diferentes Contextos Parte III, visando explorar mais aplicabilidades da e possibilitar que os concluintes da primeira edicao do curso possam dar continuidade a formacao complementar sobre o tema. Conclui-se que o projeto de extensao Matematica em Diferentes Contextos: Informatica, Cartografia, Biologia, e suas Provas, alem de gerar contribuicoes para os cursistas, contribui para a formacao dos colaboradores, que agiram de forma cooperativa e colaborativa, e tiveram que se inteirar e se apropriar de ferramentas/recursos tecnologicos que possibilitaram a elaboracao, o planejamento e a implementacao o curso, tais como: gravacao e edicao de videos e acesso a plataformas de videoconferencias. Ademais, e valido destacar que essa foi a primeira experiencia dos colaboradores, que sao licenciandos em Matematica, na elaboracao de um curso estritamente on-line e que congrega um publico bastante diversificado nos quesitos grau de escolaridade, familiaridade com a e faixa etaria. Entretanto, apesar de desafiador, participar desse projeto contribui para a formacao desses licenciandos, que contaram com o auxilio dos demais colaboradores no esclarecimento de duvidas relacionadas, por exemplo, a adequacoes na estruturacao dos modulos e adequacoes na carga horaria do curso.

Referência(s)