Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Caminhos históricos da coeducação: reflexões sobre misturas e separações durante o isolamento

2021; UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO; Volume: 7; Issue: 2 Linguagem: Português

10.12957/riae.2021.63426

ISSN

2359-6856

Autores

Daniela Auad,

Tópico(s)

History of Education Research in Brazil

Resumo

O artigo focaliza a questão da escola mista no Brasil da segunda metade do século XIX até o século XX. Mistura ou separação de meninas e meninos no ambiente escolar gerou – e ainda gera – debates entre diversos atores da cena educacional e variados setores da sociedade, que em diferentes momentos históricos se ocuparam – e ainda se ocupam – do que sempre esteve no interior das escolas: as relações de gênero. Variadas pesquisas, jornais pedagógicos, decretos da Coleção de Leis do Império, além de ofícios e correspondências entre professores, são fontes que retratam esta temática tanto histórica como atual e necessária. As pesquisas e documentos evidenciam a partir dos diferentes ideais de escolarização, modelos de sociedade em disputa.

Referência(s)