Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Desafios e paradigmas para o exercício da preceptoria frente ao feedback formativo em residências de Enfermagem

2021; Grupo de Pesquisa Metodologias em Ensino e Aprendizagem em Ciências; Volume: 10; Issue: 14 Linguagem: Português

10.33448/rsd-v10i14.19849

ISSN

2525-3409

Autores

Carlos Antonio Farias Sales, Ilma Pastana Ferreira, Ruhan da Conceição Sacramento, Marcella Lacerda Moura, Vera Regina da Cunha Menezes Palácios, Márcia Bitar Portella, Larissa Cristina Machado de Barros,

Tópico(s)

Health, Nursing, Elderly Care

Resumo

Objetivo: identificar, por meio da busca na literatura, as evidências que cerceiam a importância do feedback, bem como os desafios e paradigmas para o exercício da preceptoria e do feedback formativo no contexto das residências em enfermagem. Método: Pesquisa de abordagem qualitativa, com natureza descritiva, da tipologia Revisão Integrativa da Literatura. A coleta de dados ocorreu a partir dos seguintes critérios de inclusão: Textos com resumos e disponíveis de forma completa online; artigos nos idiomas português e inglês; estudos publicados de 2016 a 2021. A questão que norteou a busca foi: “Quais as evidências nas bases de dados sobre o exercício da preceptoria frente ao feedback formativo em residências de enfermagem?”. As bases de dados utilizadas foram Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde e Medical Literature Analysis and Retrieval System Online e BDENF – Enfermagem, por meio do Portal da Biblioteca Virtual em Saúde com os Descritores – descritores controlados – Feedback formativo; Enfermagem; Internato não médico; Preceptoria; Educação em Enfermagem; Educação de pós-graduação em enfermagem; e com as palavras-chave – descritores não controlados: Pós-graduação; Feedback e Preceptor. Resultados: Foram selecionados 7 artigos, os quais foram analisados e originaram 3 categorias. 1) A importância do Feedback Formativo na formação em residências; 2) O papel do preceptor Enfermeiro perante os residentes e ao Feedback Formativo e 3) Entraves para a atuação na preceptoria em residências e o processo de Feedback Formativo. Considerações Finais: A partir dessa revisão de literatura, foi possível identificar a importância do feedback formativo, bem como da preceptoria na ambiência das residências de enfermagem.

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