
A (des)igualdade de conhecimento intraescolar
2021; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA; Volume: 10; Issue: 19 Linguagem: Português
10.5902/2318133866803
ISSN2318-1338
Autores Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoNeste texto apresenta-se resultado de trabalho que teve como objetivo investigar a (re)produção de desigualdades de aprendizagem no interior de uma escola pública do Estado do Espírito Santo. Com base numa abordagem metodológica quanti-quali, o estudo investigou a variação das médias de desempenho em Língua Portuguesa no Paebes-Alfa das turmas da escola Tulipa. Identificou-se que, dentre as quatros turmas, uma ficou com desempenho significativamente menor que as outras três, revelando desigualdades de conhecimento intraescolar. Esse desempenho inferior pode ser explicado por algumas características observadas na turma como, por exemplo, o não cumprimento do currículo planejado, a alocação de uma professora com pouca experiência e com vínculo empregatício instável e a concentração de alunos com algum tipo de deficiência.
Referência(s)