Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Química na cozinha uma sequência didática para o ensino de propriedades coligativas

2021; Grupo de Pesquisa Metodologias em Ensino e Aprendizagem em Ciências; Volume: 10; Issue: 14 Linguagem: Português

10.33448/rsd-v10i14.22120

ISSN

2525-3409

Autores

Matheus Campos Castro, Mateus Siraque, Eloize Silva Alves, Bruno Henrique Figueiredo Saqueti, Luara Wesley Candeu Ramos,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

A presente sequência didática teve como objetivo a elaboração e execução de uma sequência didática com embasamento teórico nos três momentos pedagógicos para o ensino de propriedades coligativas. Tendo como base os três momentos pedagógicos, a atividade foi elaborada partindo de uma temática a “Química na cozinha”, para isso no primeiro momento pedagógico que é denominado de problematização inicial foram levantados questões sobre o tema relacionados as quatro principais propriedades coligativas: ebulioscopia, tonoscopia, pressão osmótica e crioscopia. Logo em seguida no segundo momento denominado de organização do conhecimento, foi exposto o conteúdo em quadro para explicar o conceito a ser aprendido, com base nas hipóteses levantadas pelos estudantes. Além disso, para o conceito de crioscopia foi utilizado um experimento de caráter investigativo para a organização do conhecimento do estudante. No último momento pedagógico, a aplicação do conhecimento, foi utilizada questões de vestibular e questões abertas em que os estudantes deveriam discutir as respostas. Com isso após a análise dos dados coletados a presente ferramenta de ensino teve uma importante contribuição para o ensino de propriedades coligativas, pois ficou evidenciado que os estudantes tiveram uma aprendizagem eficaz, e também uma abordagem contextualizada favorece o debate dentro da sala de aula, logo o estudante se torna um cidadão mais crítico, e que se posiciona melhor frente a problemas do cotidiano.

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