Artigo Acesso aberto

GERAÇÃO DAS MARCAS DAS CIDADES DO MINDELO E DA PRAIA – CABO VERDE: CONTRIBUTO PARA O TURISMO

2020; Volume: 2; Issue: 3 Linguagem: Português

10.33871/26747170.2020.2.3.3228

ISSN

2674-7170

Autores

Aguinaldo Amante Da Rosa, Jorge Gonçalves, Bruno Sousa,

Tópico(s)

Digital Marketing and Social Media

Resumo

O principal objetivo do presente trabalho consiste em discutir a influência da criação de marca-cidade para as principais cidades de Cabo Verde de forma a valorizar as cidades e proporcionar uma maior procura por parte dos turistas que passam pelo arquipélago. Como estudo exploratório, analisou-se a criação da marca-cidade das cidades Mindelo e Praia na perspetiva dos pressupostos do modelo proposto por Kavaratzis de forma a poder executar a criação das marcas para as cidades em causa. que relaciona a influência da identidade local com as intenções comportamentais em turismo por parte de residentes e turistas. Utilizando o modelo proposto com o objetivo de trabalhar as cidades como marca de forma a valorizar as suas riquezas e permitir a competição internacional dessas cidades no âmbito do turismo sustentável. Estudos futuros deverão desenvolver mais profundamente a criação das marcas como das logo marcas criando assim uma identidade no que toca a motivação, satisfação e lealdade, bem como discutir a identidade percecionada pelos turistas. O estudo constitui um instrumento de auxí­lio na criação e desenvolvimento de uma citybranding em contextos especí­ficos de turismo, refletindo na maior ou menor competitividade entre destinos turí­sticos. Desenvolvimento da teoria em conjunturas próprias de turismo numa ótica de citybranding. Numa perspetiva interdisciplinar, este artigo apresenta uma visão teórica no desenvolvimento e gestão das marcas num contexto turí­stico.

Referência(s)