
O que foi considerado, na década de 1950, uma música “ganesa”?
2020; Universidade da Beira Interior, Portugal (UBI) & Universidade Estadual de Campinas, Brasil (UNICAMP); Volume: 10; Issue: 1 Linguagem: Português
10.20396/proa.v10i1.17606
ISSN2175-6015
Autores Tópico(s)Digital Games and Media
ResumoO presente artigo tem por objetivo explicitar os principais elementos constituintes de um artefato da cultura popular, o estilo musical highlife, que surgiu no início da década de 1900 na Costa do Ouro e que, na década de 1950, fora vinculado por atores políticos ao esforço anticolonial. As práticas associadas a tal estilo musical, provenientes de vários lugares do globo, foram tomados ideologicamente enquanto os signos par excellence de uma distintividade “africana” e “ganesa”. Neste trabalho pretendo explicitar o processo de africanização das práticas associadas a tal estilo musical. Para tanto, será elaborado um mapeamento acerca das teorias sobre cultura popular e, posteriormente, elencarei dados bibliográficos relativos ao contexto histórico analisado.
Referência(s)