Artigo Acesso aberto Produção Nacional

ThinkTank: Um Jogo Construtivista para Ensino de Pensamento Computacional

2020; UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA; Volume: 4; Issue: 2 Linguagem: Português

10.22478/ufpb.2595-0622.2020v4n2.52166

ISSN

2595-0622

Autores

Gabriel C. Natucci, Marcos Augusto Francisco Borges,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

Este artigo discute e apresenta o desenvolvimento do jogo Thinktank, com base construtivista para o ensino de pensamento computacional e programação. O jogo faz uso de programação em blocos em uma mecânica de fácil entendimento para atingir públicos variados, com pouco ou nenhum conhecimento em programação. Um diferencial deste jogo é a competição multijogador em tempo real pela internet, que permite a aprendizes se desafiarem e jogarem em arenas competitivamente, estimulando-os a melhorar e aprender continuamente novos algoritmos e estratégias para ganhar a partida. É apresentado um protótipo inicial do jogo, bem como futuras direções de pesquisa e melhorias.

Referência(s)
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PlumX