
ThinkTank: Um Jogo Construtivista para Ensino de Pensamento Computacional
2020; UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA; Volume: 4; Issue: 2 Linguagem: Português
10.22478/ufpb.2595-0622.2020v4n2.52166
ISSN2595-0622
AutoresGabriel C. Natucci, Marcos Augusto Francisco Borges,
Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoEste artigo discute e apresenta o desenvolvimento do jogo Thinktank, com base construtivista para o ensino de pensamento computacional e programação. O jogo faz uso de programação em blocos em uma mecânica de fácil entendimento para atingir públicos variados, com pouco ou nenhum conhecimento em programação. Um diferencial deste jogo é a competição multijogador em tempo real pela internet, que permite a aprendizes se desafiarem e jogarem em arenas competitivamente, estimulando-os a melhorar e aprender continuamente novos algoritmos e estratégias para ganhar a partida. É apresentado um protótipo inicial do jogo, bem como futuras direções de pesquisa e melhorias.
Referência(s)