
Aproveitamento dos discentes dos cursos do núcleo de ciências sociais aplicadas da fundação Universidade Federal de Rondônia/UNIR
2021; Volume: 21; Issue: 6 Linguagem: Português
10.53660/conj-297-305
ISSN1657-5830
AutoresAline Maiara Silva Lima, Gleimiria Costa Matos, Marlene Valério dos Santos Arenas, Bruna Lívia Timbó de Araújo Balthazar, Jackson Balthazar de Arruda Câmara,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoEsta pesquisa tem como problemática identificar as disciplinas em que, os discentes dos cursos de graduação do Núcleo de Ciências Sociais Aplicadas (NUCSA) da UNIR, possuem maiores dificuldades em alcançar a aprovação. O objetivo geral é analisar o desempenho nas disciplinas das grades curriculares dos cursos de graduação do NUCSA/UNIR das turmas ingressantes no período entre 2011 à 2014. Os objetivos específicos estão pautados em: realizar o levantamento dos discentes dos cursos de Administração, Ciências Econômicas, Ciências Contábeis, Biblioteconomia e Direito das turmas ingressantes entre 2011 à 2014; e, identificar as disciplinas que apresentam maior reprovação entre os alunos. A pesquisa constituiu-se em estudo de caso, descritivo, de abordagem mista, com levantamento de dados estruturados por meio de um estudo de corte e analisados utilizando-se de métodos de estatística descritiva. Utilizou-se ainda de pesquisa bibliográfica e análise documental. A base teórica é consubstanciada na teoria institucional combinada com o modelo de ação institucional para o sucesso acadêmico. A análise dos resultados apresentou entre as disciplinas que os alunos tem maiores dificuldades em alcançar aprovação estão as relacionadas à área de cálculo e o Trabalho de Conclusão de curso.
Referência(s)