Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Química e arte no processo de curadoria educacional

2021; UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS; Volume: 13; Linguagem: Português

10.28998/2175-6600.2021v13nesp2p216-243

ISSN

2175-6600

Autores

Tatiana Zarichta Nichele Eichler, Marcelo Leandro Eichler,

Tópico(s)

Science and Education Research

Resumo

Este artigo propõe um convite ao olhar e ao diálogo interdisciplinar entre química, estética e artes plásticas destinados a docentes de Química. Nesse sentido, discute-se a noção de curadoria em suas manifestações no ambiente digital e em relação ao conteúdo educacional. Apresentam-se os resultados de uma intervenção pedagógica, proposta aos licenciados em Química da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, que tinha o objetivo de realizar um exercício de curadoria com imagens, que reportassem à química, distribuídas na rede social Pinterest. As expografias produzidas pelos estudantes foram analisadas a partir de elementos da semiótica discursiva de Greimas, com ênfase nos quatro elementos constitutivos da natureza: água, ar, fogo e terra. Os resultados mostram que a curadoria realizada no Pinterest pode ser abordada como uma estratégia pedagógica, como uma atividade conducente para os processos de ensino e aprendizagem de estudantes.

Referência(s)
Altmetric
PlumX