Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Performance da mbira em África: experiências, ações e interações do mestre Moto M’djindja

2021; Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música; Volume: 27; Issue: 3 Linguagem: Português

10.20504/opus2021c2716

ISSN

1517-7017

Autores

Micas Orlando Silambo,

Tópico(s)

Literature, Culture, and Criticism

Resumo

Os estudos contemporâneos da performance musical tendem, ou melhor, deveriam tender, a integrar um discurso plural e polifônico sobre as comunidades culturais pesquisadas. Este texto reflete sobre a performance da mbira como forma de viver ações e situações interativas no processo de construção da performance. O caminho de pesquisa foi alicerçado em observações de campo auxiliadas por entrevistas semiestruturadas dirigidas ao mestre Moto M’djindja, assim como por documentos fotográficos e audiovisuais. Entre as referências utilizadas na pesquisa estão os autores que lidam com diferentes áreas do saber, contudo olho especialmente para o campo da performance com foco em Richard Schechner. Os resultados da pesquisa fundamentam que a performance da mbira é sustentada pela articulação de elementos conectados de uma estrutura complexa na qual cada elemento mantém sua distinção e tem sua modalidade específica de coparticipação, suas próprias formas e condições de existência e influência. Assim, conclui-se que a performance da mbira é uma constelação de situações ou ações humanas, culturais, sociais e materiais de caráter artístico, experimental e interativo manifestado numa plataforma performática de poder igual.

Referência(s)