
Caminhos entrelaçados: Feminismos e Lesbianidades na Pesquisa em Educação
2021; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA; Volume: 29; Issue: 3 Linguagem: Português
10.1590/1806-9584-2021v29n382528
ISSN1806-9584
Autores Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoResumo: A partir da memória como fio condutor e de critérios definidos em pesquisa, este texto se coloca como lugar de diálogo entre estudos que se referem ao campo da educação e gênero e pesquisas que focalizam mulheres lésbicas e bissexuais, seja como trabalhadoras, professoras, inspetoras, faxineiras e educadoras sociais, seja como estudantes, em suas narrativas acerca de sua formação. Ao considerar a análise de bancas de mestrado e doutorado presenciadas pela autora, seja como orientadora ou como avaliadora, trava-se diálogo sobre lesbianidade e educação, esta entendida da Educação Básica ao Ensino Superior. Como uma das conclusões, há de se citar que, ainda que não seja possível - e nem desejável - um simples espelhar entre bandeiras de luta e produção científica, foi notória a possibilidade de visualização de itinerários entrelaçados, nos quais se transita do feminismo ao gênero, do gênero aos feminismos, e dos feminismos às lesbianidades.
Referência(s)