Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Métodos de ensino e avaliação da aprendizagem de surdos no Ensino Médio: o que dizem os profissionais de Libras-Português?

2021; UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS; Volume: 6; Linguagem: Português

10.5216/rs.v6.64972

ISSN

2448-0797

Autores

Edivaldo dos Santos, Rivadávia Porto Cavalcante, Weimar Silva Castilho, Mary Lúcia Gomes Silveira de Senna, Jair José Maldaner,

Tópico(s)

Academic Research in Diverse Fields

Resumo

Este artigo tem como objetivo investigar e discutir questões relacionadas à adequação dos métodos de ensino e avaliação dos saberes de linguagem na educação de surdos em contexto de aulas regulares do Ensino Médio público. Para tanto, buscou-se fundamentação na Teoria histórico-cultural de Lev Vygotsky, que subsidia a compreensão do papel da linguagem no desenvolvimento humano, e nos aportes de Yves Chevallard e Paulo Freire, sobre as transformações adaptativas dos saberes escolares a serem ensinados e aprendidos no processo educacional, estabelecendo diálogo destes com pesquisadores da área da educação de surdos. O trabalho contou com o método qualitativo, mediante pesquisa exploratória de fontes teóricas, análise documental e de relatos de experiências de três profissionais de Libras-Português, atuantes na educação pública do Tocantins. O resultado da pesquisa revela inadequação dos métodos de ensino e avaliativos, nos quais língua e cultura do surdo são menosprezadas, prevalecendo apenas o método de leitura de texto em português.

Referência(s)
Altmetric
PlumX