Artigo Acesso aberto

PUBLICIDADES TURÍSTICAS DO MAGREBE: (DES)CONTINUIDADES DO IMAGINÁRIO DA PINTURA ORIENTALISTA DO OITOCENTOS

2021; Volume: 15; Issue: 01 Linguagem: Português

10.36113/cultur.v15i1.3041

ISSN

1982-5838

Autores

Camila Dazzi, Isabela Roque Loureiro, Suzana De Carvalho Barroso Azevedo,

Tópico(s)

Global Maritime and Colonial Histories

Resumo

O imaginário criado pela arte orientalista do século XIX ainda está presente nos anúncios turísticos hoje, como forma de despertar o desejo de conhecer o Oriente. No Oitocentos, o Norte da África, recorte geográfico enfocado neste estudo, passou a receber artistas e turistas, que, imersos em um contexto de violência e deslumbrados pelo exótico, ajudaram a moldar esse imaginário de um Oriente pitoresco e místico. A fim de compreender as (des) continuidades do imaginário orientalista da pintura oitocentista, tomamos como referencial teórico os conceitos de imaginário e Orientalismo dentro do contexto da invasão francesa e da colonização do Magrebe. A partir de uma análise comparativa formal de imagens utilizadas em anúncios turísticos, identificamos traços de grande poder visual e simbólico concernentes à arte orientalista do século XIX. Sendo assim, resultados apontam para uma permanência de certos elementos desta arte na publicidade turística atual sobre a região, o que pode sustentar uma visão colonial sobre o território em questão.

Referência(s)