
Evaluation of the composition of public-school menu in the municipality of São Paulo using the quality index of the Food and Nutrition Security Coordination and the method of qualitative analysis of menu preparations
2021; UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO; Volume: 16; Linguagem: Português
10.12957/demetra.2021.57468
ISSN2238-913X
AutoresMaria Fernanda Brandão Santos, Mônica Glória Neumann Spínelli, Letícia Petta Roncaglia,
Tópico(s)Rural Development and Agriculture
ResumoIntrodução: Na infância, a escola tem importante impacto na formação de hábitos alimentares. A alimentação qualitativa e quantitativamente adequada é essencial para garantir o crescimento e o desenvolvimento e, nesse cenário, o Programa Nacional de Alimentação Escolar tem por objetivo realizar ações de educação alimentar e nutricional e oferecer refeições que garantam as necessidades nutricionais durante o período letivo. Objetivo: Avaliar quanti-qualitativamente a composição dos cardápios do Programa de Alimentação Escolar da rede municipal de São Paulo. Métodos: A coleta de dados foi realizada nos meses de agosto a outubro de 2019, por meio dos cardápios disponibilizados na plataforma eletrônica “Prato Aberto”, publicada sob responsabilidade da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo nos meses de agosto a outubro de 2019, para as Escolas Municipais de Ensino Fundamental. Os cardápios foram avaliados por sorteio das escolas de acordo com sua localização. Resultados: A média de pontuação total demonstra que todos os cardápios avaliados foram classificados como adequados; entretanto, ao analisar detalhadamente os resultados mensais para cada escola, foi possível notar o impacto das diferentes formas de gestão, compras de alimentos e planejamento dos cardápios. Conclusão: Os cardápios foram avaliados positivamente frente às duas ferramentas e estavam adequados quanto às recomendações do PNAE, embora houvesse pontos a serem melhorados, sobretudo quanto à alta previsão de oferta de alimentos restritos.
Referência(s)