Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Uma crítica ao reducionismo filosófico da Química à Mecânica Quântica como elemento fundamental para a formação de professor

2021; UNIVERSIDADE EST.PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO; Volume: 27; Linguagem: Português

10.1590/1516-731320210074

ISSN

1980-850X

Autores

Daniel Augusto Barra de Oliveira, Verenna Barbosa Gomes,

Tópico(s)

Science and Education Research

Resumo

Resumo: A filosofia da ciência é uma área do conhecimento muito importante para o Ensino de Química. Ela pode projetar uma nova luz sobre os conceitos usados em sala de aula, ao mesmo tempo em que leva o professor a inquirir a epistemologia da ciência. Nesse artigo, mostramos como a questão filosófica do reducionismo pode ser abordada no Ensino de Química. O reducionismo pode ser discutido em sala de aula por professores e alunos, com base nos pressupostos argumentativos aqui apresentados, sendo imprescindível que essa disciplina seja trazida para os currículos da licenciatura em Química.

Referência(s)