Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

USO DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO EM ODONTOLOGIA NA PANDEMIA DO COVID-19

2021; Volume: 20; Issue: 1 Linguagem: Português

10.17143/rbaad.v20i1.595

ISSN

2359-0343

Autores

Jhonny Javier Alvarado Mattos, Maria Cardoso de Castro Berry, Daniel de Moraes Telles, Maria Isabel de Souza,

Tópico(s)

Healthcare during COVID-19 Pandemic

Resumo

Os cursos de Odontologia que prioritariamente eram ministrados de forma presencial enfrentaram muitos desafios com o isolamento imposto pela pandemia do Covid-19. Um desses desafios foi adaptar o desenho do curso para um modelo virtual que garantisse o desenvolvimento das competências necessárias aos futuros profissionais. Nesse contexto, o objetivo desse artigo foi apresentar um relato de experiência sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação por uma instituição pública de ensino superior realizada no período de abril a dezembro de 2020. São descritos os procedimentos metodológicos e a utilização das ferramentas Moodle e Whereby adotadas. Também constam as reflexões sobre os recursos utilizados. A experiência é relatada a partir dos resultados de um checklist para monitoramento das disciplinas de graduação. Os resultados mostram que previamente a pandemia o sistema Moodle era pouco usado na faculdade e durante a pandemia o número de disciplinas que passaram a usar o sistema aumentou 64%. Dentre as possibilidades oferecidas, alguns professores utilizaram a plataforma Moodle apenas como repositório de materiais. Outros, além de disponibilizarem as vídeo-aulas também utilizaram ferramentas disponíveis no ambiente como fóruns, questionários, links externos e arquivos. Através das medidas realizadas observou-se que as plataformas funcionaram positivamente durante o ensino remoto em Odontologia na XX.

Referência(s)