Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Aplicabilidade e benefícios de softwares e simuladores em processo de ensino-aprendizagem

2021; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS; Volume: 23; Issue: 4 Linguagem: Português

10.20396/etd.v23i4.8658342

ISSN

1676-2592

Autores

Marcelo Salvador Celestino, Vânia Cristina Pires Nogueira Valente,

Tópico(s)

Innovations in Medical Education

Resumo

O objetivo deste artigo foi o de identificar a aplicabilidade e benefícios de softwares, processos de simulação e simuladores para a prática educacional em diferentes contextos. O texto aqui apresentado integrou a fundamentação teórica e viabilizou a dissertação de mestrado intitulada “Aplicabilidade de softwares de simulação para o ensino de Tomografia Computadorizada para técnicos e tecnólogos em Radiologia”. A literatura consultada evidencia a aplicabilidade da simulação e suas vertentes em diferentes áreas, como gestão, indústria, automobilística, militar, Saúde, dentre outras, com enfoque educacional. Os benefícios descritos na literatura referem-se à aquisição de habilidades, ao desenvolvimento de competências, à repetição exaustiva de uma atividade sem prejuízos ou riscos a pacientes, ao baixo custo, dentre outros, por meio de softwares e simuladores, e salientam o uso destes como ferramentas de apoio ao docente para o ensino-aprendizagem.

Referência(s)