
A Pegada Ecológica como instrumento de educação ambiental: o estudo de caso da cidade de Campina Grande-PB
2021; Grupo de Pesquisa Metodologias em Ensino e Aprendizagem em Ciências; Volume: 10; Issue: 15 Linguagem: Português
10.33448/rsd-v10i15.23145
ISSN2525-3409
AutoresMiriam Souza Martins, Isabel Lausanne Fontgalland,
Tópico(s)Environmental Sustainability and Education
ResumoA Educação Ambiental formal é o canal mais eficaz para desenvolver no indivíduo a cidadania e a reflexão contínua do papel que o mesmo exerce na sociedade. A Pegada Ecológica pode ser definida como uma medida de sustentabilidade, no âmbito se quantificar os recursos naturais e fornecer dados para a análise da capacidade de suporte da terra. Nesse contexto, a presente pesquisa teve por objetivo, avaliar a percepção da população sobre a pegada ecológica no município de Campina Grande-Paraíba. A técnica utilizada na pesquisa foi documental, bibliográfica, com caráter qualitativo e quantitativo. Foi coletado dados do Censo escolar 2021 e aplicado questionário com 10 (dez) questões objetivas para um grupo de 47 pessoas. Como resultados, obteve-se que a Pegada Ecológica contribui efetivamente para o reconhecido dos problemas ambientais, mas ainda está aquém do conhecimento de muitos dos respondentes. Ainda se constatou que mesmo a escola sendo o maior aglutinador de pluralidade de conhecimentos, muito há de se fazer unindo o meio-ambiente à educação.
Referência(s)