
Momentos críticos: formação informada no ensino-aprendizagem de PLA em contexto de migração forçada
2021; Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Linguística; Volume: 18; Issue: 3 Linguagem: Português
10.5007/1984-8412.2021.e76540
ISSN1984-8412
AutoresMaria Gabriel, Jeniffer Imaregna Alcantara de Albuquerque,
Tópico(s)Gender Studies in Language
ResumoEste trabalho se insere na esteira de reflexões sobre o processo de ensino-aprendizagem de Português como Língua Adicional (PLA) no contexto de refúgio e/ou migração forçada. Como objetivo, pretendemos refletir sobre a construção da identidade de professores de PLA no ensino de comunidades migrantes, por meio de incidentes/momentos críticos nos processos de negociação entre professores e alunos estrangeiros. Para tanto, nos baseamos na concepção de momentos/incidentes críticos descritos por Pennycook (2004) e Farrell (2008) para analisar entrevistas orais realizadas com professores do projeto PBMIH (Português Brasileiro para Migração Humanitária). Entre os resultados, apontamos que as narrativas construídas pelos professores estão intimamente ligadas com a experiência ou inexperiência com o ensino de Línguas Adicionais e, de modo geral, os momentos críticos ocorridos em sala de aula (presentes em seus relatos ao longo das entrevistas) geraram mudanças no planejamento do curso que estavam ministrando.
Referência(s)