OS CONCEITOS ESPONTÂNEOS DOS ESTUDANTES COMO REFERENCIAL PARA O PLANEJAMENTO DE AULAS DE CIÊNCIAS: ANÁLISE DE UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA PARA O ESTUDO DOS RÉPTEIS A PARTIR DA TEORIA HISTÓRICO CULTURAL DO DESENVOLVIMENTO
2013; Volume: 8; Issue: 1 Linguagem: Português
ISSN
1982-2413
Autores Tópico(s)Science and Education Research
ResumoOs estudantes trazem a sala de aula um sistema explicativo alternativo–seus conceitos espontâneos, diferente dos saberes cientificos apresentados pela escola. Este fato e essencialmente importante, uma vez que os professores podem acreditar que a apropriacao de um conhecimento acontece pela simples transmissao. Os conceitos espontâneos sao explicacoes funcionais para os objetos e fenomenos que precisam ser conhecidos e levados em consideracao pelos professores de Ciencias. Neste sentido, apresentamos uma experiencia didatica para o estudo dos repteis, vivenciada em aulas de Ciencias com estudantes do setimo ano do ensino fundamental, analisada a partir de pressupostos da Teoria Historico Cultural do Desenvolvimento. Entendemos que o ensino deve basear-se na atividade pessoal do estudante e o papel do professor esta na orientacao e regulacao das atividades, com vistas a transformacao dos conceitos espontâneos em sua estrutura. Assim, de acordo com o pensamento vygotskyano, a colaboracao sistematica entre o professor e o estudante e que propiciara o amadurecimento das funcoes psicologicas superiores e o seu consequente desenvolvimento intelectual
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