A importância dos instrumentos didáticos para alunos da Educação Profissional e Tecnológica: um olhar para o eixo de controle e processos industriais
2021; INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE; Volume: 2; Issue: 21 Linguagem: Português
10.15628/rbept.2021.11811
ISSN2447-1801
AutoresJhonatan Peres de Sousa, Miguel Silva do Nascimento Filho, Heberte dos Santos Lima, Helismar Medeiros dos Santos, Anangela Ravena da Silva Leal,
Tópico(s)Rural and Ethnic Education
ResumoO desenvolvimento de instrumentos didáticos para os discentes da Educação Profissional e Tecnológica tem sido alvo de diversas pesquisas nos últimos anos. Esse artigo tem como objetivo apresentar reflexões sobre a produção e o uso de instrumentos didáticos voltados para o ensino-aprendizagem no curso de Automação Industrial do Instituto Federal do Maranhão/Coelho Neto. Realizou-se uma pesquisa bibliográfica em acervos virtuais (IFMA, Person, Scielo e Google acadêmico) entre os anos de 2016 a 2020. Como resultado, tem-se o desenvolvimento de um braço hidráulico com os alunos do referido curso. Logo, percebeu-se que os instrumentos didáticos facilitam a aprendizagem, pois promovem um aprendizado conjunto, interativo e motivador desde a etapa da construção até a aplicação na abordagem dos conteúdos.
Referência(s)